ff

domingo, 8 de julho de 2012

Rochas sedimentares e metamórficas



As rochas sedimentares formaram-se a partir da compactação de sedimentos minerais e orgânicos (animais e vegetais). Os arenitos, por exemplo — cujo nome significa “pedra de areia” , são compostos de grãos de areia que foram compactados.Têm portanto, origem mineral. Já o carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica cuja formação leva milhões de anos.


(carrvão vegetal, aquele utilizado para fazer churrasco, por exemplo, é completamente diferente do carvão mineral. Ele não é uma rocha. É obtido de lenha queimada em fornos; trata-se, portanto, de uma fonte renovável de imergia.)

 Algumas rochas sofreram transformações no interior da crosta, onde a temperatura e a pressão são muito elevadas: são as rochas metamórficas. Nesses casos, os minerais que compõem a rocha costumam ser os mesmos, mas seu arranjo nas rochas é diferente. O mármore é uma rocha metamórfica que se transformou a partir do calcário, uma rocha sedimentar. 
O mármore (rocha metamórfica) transformou-se a partir do calcário (rocha sedimentar). Embora tenham aparência distinta, ambos são formados por carbonato de cálcio (CaC03).

Nenhum comentário:

Postar um comentário